PREPARE-SE PARA QUESTIONAR TUDO QUE PENSAVA SABER SOBRE O PASSADO. A PAISAGEM LIMIAR ~ GÊNESE VAMPÍRICA: a ficção que faz todo o sentido histórico.
Tigela encontrada durante escavações das ruínas subaquáticas do antigo porto de Alexandria, Egito, em 2008 pelo arqueólogo subaquático francês Franck Goddio e seus colegas. Foi datada entre o período do final do século II a.C. e início do século I d.C.. Provavelmente foi feita na Síria e exportada para Alexandria, onde foi usada. Nela há uma inscrição em caracteres gregos que dizem “ΔΙΑ ΧΡΗΣΤΟU ΓΟΙΣΤΑΙΣ” (DIA CHRESTOU O GOISTAIS), que foi interpretada como significando “por Chrestos, o mágico” ou “o mágico por Chrestos”. Chrestos é um nome pessoal, bem como um adjetivo que significa “decente” ou “útil”.
Manuscrito de De vita Caesarum por Gaius Suetônio Tranquillus (ca. 69/75–Depois de 130), impresso por Robert I Estienne (1503–1559).
Pichação no Palácio de Tibério em Roma supostamente representando a Crucificação. Fica num canto sob uma galeria feita por Calígula para passar do Palácio ao Fórum. Representa dois postes altos unidos no topo por uma longa travessa, com uma barra mais curta a cerca de um terço da altura abaixo de cada poste, formando assim uma cruz do tipo tradicional. Contra cada uma dessas travessas é colocada uma escada, uma das quais uma figura com a inscrição TERTIVS está subindo; outro chamado PILVS fica na outra barra transversal empunhando um martelo. Há vestígios de uma terceira escada e uma corda no meio. De cada barra transversal pende uma corda segurada por uma figura chamada respectivamente FILETVS e NESTVLVS. Entre eles está um homem chamado EVLOGVS agarrando outro, como se com a intenção de tirar suas vestes. Acima está a notável inscrição CRESTVS VIRGIS EXACT * COESVS * SECRETIS MORIS SVPER PALVM VIRVM FIXVM, e o espaço intermediário é preenchido por um dístico amoroso, que obviamente nada tem a ver com o desenho. Uma outra cena interessante pode ser mencionada; um homem sobe a escada da direita portando uma tábua oblonga. Para muitos pode ser tentador ver nela a inscrição emblemática dos Evangelhos.
Exorcismo em que Chrestos é evocado nos Papiros mágicos gregos. Este é um corpo de papiros do Egito greco-romano, escrito principalmente em grego antigo (mas também em copta antigo e demótico), cada um contendo vários feitiços mágicos, fórmulas, hinos e rituais. Os materiais nos papiros datam de 100 a.C. a 400 d.C..
Ordem para prender um Chrestian, Egito 28 de fevereiro de 256 d.C.
Uma carta de recomendação cristã presumivelmente do quinto século. Proveniência: Oxyrhynchus, grupo de manuscritos, a maioria em papiro, descobertos por arqueólogos num antigo depósito de lixo perto de Oxirrinco no Egito. O epíteto Chrestiano foi usado deliberadamente como autorreferência. Tradução: “Eu escrevo para você, Apa Theon, eu, Heras, um Chrestian, saudações no Senhor. Eu envio seu escravo Heortasius. De acordo com costume conceder-lhe tudo o que você tem. Isso você vai encontrar diante do Senhor”. Pouco antes da primeira linha de texto na margem esquerda pode ser vista o símbolo distinto da cruz.
Inscrição em estelas funerárias da Frígia 240-310. Na Frígia, várias inscrições em pedras funerárias usam o termo Chrestian ou Chreistian.
Inscrição numa sinagoga na Síria, datada de 318/9 d.C.: O Isu Chrestos de Marcion Deir Ali (Lebaba). Συναγωγη Μαρκιωνιστών κωμ(ης) Λεβαβων του κυριου και σωτη)ρ(ος) Ιη(σου) Χρηστου προνοια(ι) Παύλου πρεσβυτερου) -- του λχ' ετους. (Sinagoga dos Marcionistas na aldeia de Lebaba do senhor e salvador Jesus, o Bom. Erguida pela previdência de Paulo o presbítero, no ano passado.)
Igreja de Megido (Israel): um sítio arqueológico que preserva as fundações de uma das mais antigas igrejas já descobertas por arqueólogos, datadas do século III dC. Tradução: Lembre-se / Primille e Kuri-/-ake ("Do Senhor") e Dorothea ("presente de Deus") / e também Khrêste ("O bondoso").
Sócrares e Cristo. Dois personagens literários criados respectivamente por Platão e Paulo para emularem o mesmo arquétipo mitológico: o herói que se sacrifica por um bem maior.
A cruz cristã e o cálice de cicuta. Os símbolos emblemáticos do sacrifício do herói expiatório, resoluto e voluntário.
O historiador e senador romano Tácito referiu-se a Jesus, sua execução por Pôncio Pilatos e a existência dos primeiros cristãos em Roma em sua obra final, Anais (escritos por volta de 116 d.C.), livro 15, capítulo 44. Em detalhe, página do Codex Laurentianus Mediceus 68.2 (f. 38 r) contendo Annales xv. 44.4: na palavra 'Christianos' é destacada a lacuna entre o 'i' e o 's'.
O Codex Sinaiticus é um manuscrito de texto tipo alexandrino escrito no século IV em letras unciais em pergaminho. O entendimento acadêmico moderno o considera como sendo um dos melhores textos gregos do Novo Testamento, juntamente com o Codex Vaticanus. O seu escriba escreveu "chrestians" nas três passagens do Novo Testamento onde essa palavra ocorre (Atos 11:26, 26:28 e 1 Pe 4:16). Neles se torna visível o processo de raspagem para transformar o eta (H) num iota (I).